Home / Sistema de Ensino

Sistema de Ensino

O Colégio São Francisco utiliza o material didático do Sistema de Ensino pH.

Clique para visitar o site

História

Com mais de 220 escolas parceiras, em 2019 completamos 32 anos de vida. Sim, vida. Pois somos mais do que uma instituição de ensino, somos também um organismo que existe e age em função das pessoas envolvidas nele — desde as que atendemos, até as que trabalham conosco.

Nossa missão é cuidar de nossos jovens e fazemos isso com muito zelo: temos orgulho de afirmar que formamos profissionais e cidadãos conscientes de seus papéis na sociedade, trabalhando não só o conhecimento, como também o desenvolvimento de valores.

filosofia pH é baseada em qualidade, dinamismo e, principalmente, compromisso com a formação completa de seus alunos. Para conseguir tudo isso, vamos além da sala de aula. No pH, o aluno, além de adquirir informações, realmente vivencia o que está aprendendo.

Material Didático

O pH se constrói pelo todo, unindo toda a comunidade escolar em uma rede que busca o desenvolvimento integral e humanizado dos jovens que desejam ingressar nas melhores universidades.

Com ensino forte, conteúdo aprofundado e contextualizado, bem como autores que vivem a realidade de sala de aula, a Plataforma Educacional pH existe para ajudar escolas, professores, alunos, pais e responsáveis a enfrentar os desafios do futuro, formando não só os melhores alunos, mas as melhores pessoas.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nosso objetivo é promover uma educação voltada para a formação de pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe e habilitadas para atuar em um mundo em acelerada transformação.

Por isso, desenvolvemos um material didático atualizado, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborado para capacitar o aluno a enfrentar as exigências da sociedade contemporânea. A sua proposta é contribuir para o aprendizado gradativo de modo reflexivo e significativo. A metodologia de trabalho do professor está estruturada em pautar o desenvolvimento progressivo de competências e habilidades dos alunos, juntamente com a sua formação cidadã e a capacidade leitora autônoma.

Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Assim como o relatório da UNESCO sobre a educação no século XXI, acreditamos que a formação completa do aluno é o ponto de partida essencial para começar a construir o amanhã hoje.

Anos Finais do Ensino Fundamental

A Plataforma Educacional pH tem a missão de apresentar aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental um material que esteja de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possa desenvolver o aprendizado com base em um conteúdo bem estruturado.

Contamos com a abordagem de temas interdisciplinares e transversais, capazes de abrir discussões em cima de assuntos que estão presentes no cotidiano do estudante.

Nosso principal foco é que, ao fim desse ciclo, nossos alunos sejam capazes de atuar como cidadãos em suas comunidades. Os cadernos do aluno são estruturados de modo que os objetos de conhecimento também desenvolvam competências e habilidades.

Ensino Médio

Construímos uma metodologia de ensino que capacita o aluno a aprender, ao longo do Ensino Médio, os conteúdos necessários para alcançar excelentes resultados na prova do ENEM e nos diversos vestibulares que desejar prestar.

Até a 2ª série do Ensino Médio, o aluno estuda quase todo o conteúdo necessário para o ENEM, enquanto na 3ª série revê todos os assuntos. Assim, ele concorre com alto grau de competitividade às vagas das melhores universidades do país. Além disso, desenvolvemos a formação crítica de nossos alunos para que se tornem cidadãos capazes de lidar com os desafios da sociedade.

Desde a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio em 2009, o pH vem acompanhando cada prova, levando em consideração a nova forma de aplicação a partir de 2017. As mudanças no ENEM nos levaram a reforçar a importância das habilidades e das competências associadas aos objetos do conhecimento relativos a esse segmento. Os excelentes resultados dos nossos alunos vêm do esforço em aprofundar cada conteúdo, associado a uma ou mais habilidades.

Acreditamos que, ao trabalhar dessa forma, não preparamos os estudantes só para uma prova, preparamos cidadãos para os desafios do século XXI.